Evangélico divide a vida entre orientador espiritual e fisiculturista
O professor de Educação Física José Carlos Miranda, de 52 anos,  divide seu tempo basicamente entre  duas atividades: a academia que treina para participar das competições  de fisiculturismo e a função de capelão (também conhecida como  orientador espiritual) da igreja evangélica.
 Quando mais novo, José, que sempre foi magro, carregava os  apelidos de “caveirinha” e “macarrão”. “Quando ia comprar roupas gastava em dobro, pois  comprava no tamanho 40 e tinha que mandar apertar para virar 36″,  afirmou. Incomodado com seu corpo, passou a praticar musculação, adotou  uma dieta adequada e conquistou um físico que levou o 1o lugar no  Campeonato Paulista de Estreantes de fisiculturismo deste ano.
Suas atividades como capelão não atrapalham os treinos, que ele  encara como trabalho, e não como um culto ao corpo. Apesar de ser  religioso, antes de competir não possui nenhum ritual ou reza para  ajudar. “Apenas oro para espantar o nervosismo”, disse. Confira abaixo a  entrevista com José Carlos Miranda.
Terra – O que lhe motivou a transformar seu corpo?
 José Carlos Miranda – Tenho 1,79 m e  pesava 58 Kg. Quando ia comprar roupas gastava em dobro, pois comprava  no tamanho 40 e tinha que mandar apertar para virar 36. Também não  gostava dos apelidos que me deram por ser muito magro, como “caveirinha”  e “macarrão”.
Quanto tempo levou para você chegar ao corpo que tem hoje?
No total, treino há 25 anos. Já passei por muitas mudanças, cheguei a  pesar 96 Kg e depois passei para o corpo que estou hoje, este período  durou um ano.
A sua rotina de malhação atrapalhou de alguma forma suas atividades  como capelão?
Não interferiu, pois desde o começo conversei com meu capelão e meu  pastor e expliquei. Em nenhum momento eles se opuseram, pois pra mim é  um trabalho e não um culto ao meu corpo.
Há algum alimento que você riscou completamente da sua dieta?
Eu adoro chocolate, pizza e refrigerantes, mas tive que me afastar de  tudo isso. Hoje eu consigo comer de uma maneira mais saudavel, mas é  muito dificil ficar longe dessas guloseimas.
Você tem algum cuidado de beleza?
Sou vaidoso, procuro fazer depilação a cada 30 dias.
Você participa de competições? Como é a sua preparação?
Sim, sou fisiculturista e levo uma vida regrada o ano inteiro, porém  durante o pré-contest (período que antecede os campeonatos) entro com  uma dieta rigorosa. Aí só como alimentos de baixíssimas calorias, por  exemplo: frango, batatas doce e inglesa, verdura e muita água – de seis a  oito litros por dia.
Você faz alguma oração antes das competições ou tem algum ritual para  dar sorte?
O tempo todo eu estou orando. Levo a minha vida com orientações de Deus,  por isso reconheço que todas as vitórias alcançadas têm o toque de  Dele. Mas confesso que antes das competições eu oro para espantar o  nervosismo.
E qual foi a reação da sua família e  amigos quando viram seu novo  corpo?
 Em todo o momento tive apoio da minha  mulher, que também é  professora de Educação Física. Já uma parte da minha família aceitou,  porém não entendeu direito porque eu decidi mudar meu corpo. E os amigos acharam que eu estava doente  quando comecei a emagrecer, mas isso não me abateu, pois Deus é que me  fortalece.
Como é a sua rotina de malhação?
Treino quatro vezes por semana. No primeiro dia faço exercícios para  costas e pernas. No segundo, é a vez de ombros e tríceps. No terceiro,  apenas pernas, e no quarto dia faço peito e bíceps. Depois de todos os  treinos ainda faço 30 minutos de atividade aeróbica.
Qual seu peso e altura?
Tenho um 1,79m e meu peso varia. Fora de competição chego aos 86 Kg. Em  pré-contest fico com o peso em torno de 73 Kg.
Quais dicas que você dá para os homens que querem ter um corpo bonito  e saudável?
Minha dica fundamental é procurar sempre um profissional para se  orientar. Além disso precisa de muita dedicação e disciplina.
Você tem algum modelo corporal que serve de inspiração?
O Arnold Schwarzenegger, que é um mito e com certeza inspira muita  gente.
Você está feliz com seu corpo hoje?
Sim, pois estou com 52 anos e tenho um corpo que os garotos de 20  gostariam de ter.
 Fonte: Terra / HD News

















