Big News Times

Basnetg

Basnetg.com - Premium WordPress Themes

Maternidade em que 21 bebês morreram em Alagoas não será fechada

Published on: sexta-feira, 30 de abril de 2010 //

A Maternidade Escola Santa Mônica, em Alagoas, onde 21 recém-nascidos morreram só em abril deste ano, não será fechada, informou a Secretaria de Saúde do Estado, na manhã desta sexta-feira (30). O relatório da Vigilância Sanitária sobre a causa da morte dos bebês descartou que tenha sido por infecção hospitalar e, segundo a secretaria, por esse motivo não corre risco de o hospital ser interditado.

De acordo com a secretaria, com o descarte da infecção hospitalar, o Estado e a Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde em Alagoas), que toma conta da maternidade, vão enviar notas para esclarecer a população e reiterar a manutenção dos serviços na Maternidade Escola Santa Mônica. 

Dados mostram que 12 dos bebês que morreram eram de outros municípios e chegaram à maternidade em Alagoas depois de mais de três horas de viagem, com quadro agravado. Algumas dessas crianças apresentavam cardiopatias, má formação e eram prematuras, com menos de 35 semanas. O secretário da Saúde, Herbet Motta, disse que a infecção foi descartada, mas a apuração sobre a causa dos óbitos vai continuar.

- O ideal era que não ocorresse nenhuma morte, porque sabemos a dor pela qual passam as famílias. Mas é preciso deixar claro que não abriremos mão da investigação.

Investigação

Com a morte dos bebês, o Ministério Público de Alagoas pede explicações sobre o caso. Segundo a promotoria, foi aberto um procedimento preparatório [que antecede o inquérito] para que entidades responsáveis pela maternidade e a polícia possam dar explicações.




A promotora responsável, Micheline Tenório, afirmou que o procedimento foi aberto na quarta-feira (28), e na quinta-feira (29) foram enviados os ofícios pedindo as explicações. Ao secretário de Saúde do Estado será pedida a abertura de uma auditoria para dar informações sobre as circunstâncias das mortes dos bebês.

O Cremal (Conselho Regional de Medicina de Alagoas), a própria maternidade e a Uncisal devem prestar esclarecimentos sobre a morte dos bebês. A promotora ainda disse à reportagem do
R7 que também pediu para que seja aberto um inquérito policial.

- Todos vão enviar relatórios com informações. A gente quer que os órgãos que tenham competência nos informem sobre o que levou as crianças ao óbito. Queremos saber se foi prematuridade extrema, se houve alguma negligência, desabastecimento, desassistência ou infecção hospitalar.


Fonte: R7 / HD News

0 comentários for "Maternidade em que 21 bebês morreram em Alagoas não será fechada"

Leave Reply

Comentários | Comente você também!

Labels

Followers

Blog Archive

Search

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some

Feed!

Technology

RSS Feed!
RSS Feed!
RSS Feed!
Subscribe to our RSS Feed! Follow us on Facebook! Follow us on Twitter! Visit our LinkedIn Profile!
Feed!

Banner Ad

Obtenha Flash Player para ver este vídeo

Rumo ao Hexa, Brasil