Retrô conquista consumidores com nostalgia
Published on: sábado, 17 de setembro de 2011 //
Viva bem - Casa
Produtos podem ser encontrados em lojas especializadas e grandes magazines
Diferentes, curiosas e originais, as recriações dão um toque nostálgico e ao mesmo tempo arrojado para salas, cozinhas, quartos e outros cômodos.
Apesar do nome indicar o passado recente na qual foram inspiradas, as peças retrô não são vintage, confusão bastante comum. “Não se deve confundir os dois nomes”, ensina a arquiteta Andrea Keller. “O retrô é um novo ‘clássico’ original, com inspiração do passado, enquanto o vintage é antigo de verdade.”
“A reedição de um vintage vira um retrô, porém com alterações de acabamentos, cor, tecidos e texturas. Fica claro que o objeto é uma releitura de um passado que deu certo, com o acréscimo da tecnologia atual”, explica ainda Andrea.
E a lista de recriações não é pequena. De geladeiras com os ângulos arredondados e cores intensas à versões de cadeiras desenhadas por mitos do design como Le Corbusier e Mies Van der Rohe, peças com o estilo podem ser encontradas tanto em locais especializadas quanto em grandes lojas de mobiliário e eletrodomésticos.
Segundo Keller, o segredo do sucesso do retrô está ligado à duas coisas: emoção e modernidade. “ A lembrança afetiva instiga os clientes a comprar e o retrô, apesar do nome, dá um ar moderno.”
Para combinar as peças com a decoração de sua casa sem dar um ar de “cenário dos anos 50” é preciso que não haja exagero. “O legal é mesclar poucas peças retrô com os móveis normais” recomenda a arquiteta.
“De maneira geral, a arquitetura atual é focada na funcionalidade e minimalismo. Os objetos retrô vêm para trazer um ar de conforto e nostalgia a estes ambientes, que quando bem compostos atendem às necessidades da vida moderna sem deixar de lado um estilo aconchegante”, finaliza.
Fonte: Viva Bem HD News