Big News Times

Basnetg

Basnetg.com - Premium WordPress Themes

Judeus ortodoxos serão presos por impedir que filhas estudem com árabes

Published on: quarta-feira, 16 de junho de 2010 //

Oitenta pais ultra-ortodoxos de origem ashkenazi - judeus do centro e leste da Europa - se preparam para ingressar nesta quarta-feira em uma prisão por se negarem a permitir que suas filhas estudem na mesma sala de aula que meninas das comunidades judaicas do orbe árabe-islâmico.


As famílias envolvidas se negam a cumprir a ordem do Tribunal Superior de Justiça, que deu na terça-feira um dia de prazo para assinatura de um documento de aceitação da sentença emitida pela corte em abril para que a escola Beit Yaakov en Emanuel (uma colônia judia na Cisjordânia ocupada) deixe de separar as meninas nas salas de aula segundo sua origem.


Os 40 casais começaram na terça a procurar instituições que abriguem seus cerca de 250 filhos durante as duas semanas de prisão prevista pelo tribunal para quem desobedecer as ordens, informou o jornal Yedioth Ahronoth.


Trata-se de seguidores da seita hassídica Dinastia Slonim, que mantém há meses uma batalha legal para que a escola mantenha a segregação das meninas, que se dividem em classes segundo sua origem e cujo contato é evitado totalmente com uma cerca de separação no pátio e diferentes horários de recreio.


Em abril, após a ordem da justiça para que o colégio acabasse com a segregação, os pais ashkenazis decidiram deixar de enviar suas filhas à escola. As meninas, desde então, estudam em um centro não autorizado em edifício próximo.


Os juízes ordenaram então multar os pais por cada dia em que os estudantes não comparecessem à Beit Yaakov, mas as multas não foram quitadas.


Para os pais, a separação entre meninas ashkenazis e mizrahies não é discriminatória, já que se deve exclusivamente ao diferente seguimento que uma e outra comunidade fazem dos preceitos do Torá e de outras normas religiosas.


Os residentes ashkenazis de Emanuel consideram que o seguimento dos preceitos religiosos em suas famílias é mais estrito que o dos judeus procedentes do norte da África, motivo pelo qual não querem que suas filhas se juntem às sefarditas.


Fonte: EFE / HD News


0 comentários for "Judeus ortodoxos serão presos por impedir que filhas estudem com árabes"

Leave Reply

Comentários | Comente você também!

Labels

Followers

Blog Archive

Search

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some

Feed!

Technology

RSS Feed!
RSS Feed!
RSS Feed!
Subscribe to our RSS Feed! Follow us on Facebook! Follow us on Twitter! Visit our LinkedIn Profile!
Feed!

Banner Ad

Obtenha Flash Player para ver este vídeo

Rumo ao Hexa, Brasil