Big News Times

Basnetg

Basnetg.com - Premium WordPress Themes

Proibição da burca é controversa em vários países europeus

Published on: segunda-feira, 31 de maio de 2010 //

O debate em torno da proibição do véu islâmico integral estende-se por diversos países da Europa. Além da França, proibição da veste islâmica está a caminho na Bélgica e na Holanda. Mas há também resistência a leis que barram o uso da burca: o Conselho da Europa, por exemplo, diz que banimento só aumentaria tensões.


Na Bélgica, o Parlamento votou no fim de abril a lei que proíbe o uso do véu islâmico integral em locais públicos. A legislação deve ser aprovada agora no Senado. A ratificação ainda não é certa, já que a constitucionalidade da proibição foi colocada em questão por alguns senadores.


Na França, o governo encaminhou um projeto de lei semelhante na última quarta-feira (19/05). Se o Parlamento aprovar, a burca e o niqab serão proibidos a partir do começo de 2011 e as mulheres que usarem a vestimenta poderão ser multadas em 150 euros. E os homens que obrigarem suas esposas a vestirem o traje podem pegar um ano de cadeia e ter de pagar uma multa de 15 mil euros.


Pelo mesmo caminho segue a Holanda, que está elaborando vários projetos de lei que proíbam o uso do véu integral. A norma deve valer, entre outros, para escolas e serviço público. Geert Wilders, político populista de direita, pede uma proibição ainda mais forte. Mas também o prefeito social-democrata de Amsterdã, Job Cohen, já solicitou o cancelamento do auxílio-desemprego de mulheres que usam burca se elas recusarem um trabalho onde a vestimenta não seja permitida.


Na Itália, já existe desde 1975 uma regulamentação para a "proteção da ordem pública". A proibição de cobrir a cabeça em estabelecimentos públicos vale tanto para capacetes como para véus. A ministra para Assuntos da Mulher, Maria Carfagna, quer acrescentar a proibição da burca a esta regulamentação. Atualmente, há quatro projetos do governo e da oposição a respeito, que incluem multas e prisão de até dois anos. Mas também há quem se oponha, como o ministro de Relações Exteriores, Franco Frattini.


A proibição da burca também deve ser levada ao Parlamento austríaco pelo partido populista de direita BZÖ, que surgiu do FPÖ, do falecido Jörg Haider. O chanceler federal Werner Faymann, social-democrata, já disse poder imaginar tal impedimento no país. Mas o partido conservador ÖVP, que participa da coalizão de governo, pediu um debate mais amplo do assunto.


Na Dinamarca, a maioria da população também quer a proibição da burca. O governo, formado por conservadores e liberais, não têm uma opinião uniforme, mas em janeiro anunciou "lutar" contra o uso da vestimenta. O governo não pretende criar uma lei própria, devido às considerações quanto à constitucionalidade feitas pelo Ministério da Justiça. Mas se espera que escolas, os órgãos públicos e empresas ajam o quanto antes com rigor contra o véu integral.


Governo suíço adia debate


Na Suíça, depois do referendo que proibiu minaretes nas mesquitas no país, é crescente a exigência pelo banimento da burca. Um debate sobre o assunto foi adiado no Conselho Federal. O governo não vê necessidade no momento de discutir tal proibição.


Já no Reino Unido o tema não está em discussão. Apesar de o assunto ser abordado em programas de televisão e em jornais, ele ainda não está na agenda dos três principais partidos do país. Apenas a extrema direita exige a proibição da burca.


Enquanto isso, o Conselho da Europa segue na direção oposta à da Bélgica e França: parlamentares da Comissão de Cultura manifestaram-se contra a proibição geral do véu integral islâmico temendo entrar em conflito com a liberdade religiosa.


Thomas Hammarberg, comissário de Direitos Humanos do Conselho da Europa, alerta que a proibição da burca aumentaria a tensão entre as comunidades religiosas. De acordo com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, são permitidas limitações da liberdade religiosa apenas para proteger a segurança pública e da democracia, o que não seria aplicável neste caso.


Fonte: DW World / HD News




0 comentários for "Proibição da burca é controversa em vários países europeus"

Leave Reply

Comentários | Comente você também!

Labels

Followers

Blog Archive

Search

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some

Feed!

Technology

RSS Feed!
RSS Feed!
RSS Feed!
Subscribe to our RSS Feed! Follow us on Facebook! Follow us on Twitter! Visit our LinkedIn Profile!
Feed!

Banner Ad

Obtenha Flash Player para ver este vídeo

Rumo ao Hexa, Brasil