Big News Times

Basnetg

Basnetg.com - Premium WordPress Themes

Em Porto Alegre, gays protestam contra arcebispo que associou homossexuais a pedófilos

Dezenas de homossexuais e simpatizantes do movimento gay fizeram no começo da tarde desta quarta-feira (19) uma manifestação em frente à Catedral Metropolitana, no centro de Porto Alegre, para protestar contra declarações do arcebispo da capital gaúcha, Dom Dadeus Grings, que disse que a "sociedade é pedófila" e que "o adolescente é espontaneamente homossexual".

Dadeus fez essas declarações em 4 de maio, em assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília. "Quando começa a (dizer) que eles (homossexuais) têm direitos, direitos de se manifestar publicamente, daqui a pouco vão achar os direitos dos pedófilos", afirmou Dom Dadeus.

Munidos de apitos, faixas de protesto e carro de som, representantes de ONGs criticaram o que qualificaram de preconceito da Igreja Católica contra os homossexuais.

Durante a manifestação, o coordenador da ONG Nuances que promove o protesto, Célio Golin, disse que não esperava que o movimento fosse recebido pelo arcebispo. "Estamos fazendo este protesto aqui na frente da catedral porque ela representa o poder simbólico da Igreja Católica, que vem fazendo associação entre homossexualidade e pedofilia, que diz que se tivermos direitos, a família entra em colapso", afirmou.

Golin também criticou o que considerou uma baixa adesão dos homossexuais ao protesto - segundo cálculo de um soldado da Brigada Militar, havia entre 60 e 80 manifestantes no local. "As bichas (sic) não são politizadas. Se é na parada (gay), vem todo mundo", reclamou.

Claudete Costa, da ONG LBL (Lésbicas Feministas), disse respeitar a Igreja Católica como instituição, mas, segundo ela, isso não a impede de lutar pelos direitos dos homossexuais. "Duvido que Deus tivesse preconceito", afirmou. A manifestação foi pacífica e durou cerca de uma hora. Segundo a secretária da paróquia, Lenedi Ferreira, o arcebispo não se encontrava na catedral no momento do protesto.

Essa não é a primeira manifestação do arcebispo dom Dadeus Grings que gera polêmica. Em 2009, o arcebispo teria dito, em entrevista a uma revista especializada em publicidade, que "morreram mais católicos do que judeus no holocausto, mas isso não aparece porque os judeus têm a propaganda do mundo". À época, a declaração gerou críticas de representantes de entidades israelitas.


Fonte: Uol / HD News




0 comentários for "Em Porto Alegre, gays protestam contra arcebispo que associou homossexuais a pedófilos"

Leave Reply

Comentários | Comente você também!

Labels

Followers

Blog Archive

Search

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some

Feed!

Technology

RSS Feed!
RSS Feed!
RSS Feed!
Subscribe to our RSS Feed! Follow us on Facebook! Follow us on Twitter! Visit our LinkedIn Profile!
Feed!

Banner Ad

Obtenha Flash Player para ver este vídeo

Rumo ao Hexa, Brasil