Google reage à censura e redireciona site na China
Published on: terça-feira, 23 de março de 2010 //
Google reage à censura e redireciona site na China.
Uma briga de gigantes: a empresa Google versus o governo chinês. No penúltimo round, em janeiro, o site de buscas ameaçou sair da China porque teria sofrido um ataque cibernético supostamente patrocinado pelo Partido Comunista. Contas de e-mails de ativistas de organizações de direitos humanos também foram invadidas. A censura dos chineses já impediu o acesso a páginas sobre a independência do Tibete, sobre a matança na Praça Tiananmen, em 1989. O Google - por imposição do governo chinês - também já não disponibilizava os acessos a redes sociais como Facebook, You Tube e Twitter.
Nesta segunda-feira, os adversários se enfrentaram, de novo. O golpe veio em forma de carta, assinada pelo diretor jurídico da Google, e publicada em um blog da empresa: "Nós não podemos mais continuar censurando nossos resultados de busca".
Assim foi decretado o fim do Google.com.cn. Você digita lá e cai em outro lugar. Cai no Google.com.hk, de Honk Kong.
A ilha Hong-Kong fica ao lado, mas lá o governo chinês não tem controle sobre o fluxo de informações.
Essa disputa ainda não terminou. O governo chinês ainda pode proibir os chineses de acessar o Google esteja onde estiver. Se isso acontecer saberemos quem irá sair perdendo nessa disputa. Sem dúvida, o povo chinês, a liberdade de expressão. Já que dinheiro, por enquanto, não é o principal foco nessa briga.
No último trimestre de 2009, a Google faturou na China US$ 150 milhões. No mesmo período a empresa ganhou no mundo todo mais de US$ 6,5 bilhões. Pode ser que no futuro o prejuízo seja grande. A China é vista como o mercado de internet que mais vai crescer nos próximos anos. Mas quem vê isso em um país que tenta não deixar ninguém ver nada?
ASISTA O VIDEO!
Fonte: G1 / HD News